“Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção”. Esta é a mini-autobiografia do poeta paraibano
A Prefeitura do Assu, dentro da programação em comemoração ao Dia Nacional da Poesia traz espetáculo com o poeta paraibano Jessier Quirino, neste domingo, 14, a partir das 19h no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Antes da apresentação de Jessier Quirino haverá um recital poético, com a participação de poetas do Assu. Depois, apresentação do grupo musical Quinteto Varzeano, com repertório de músicas regional e clássico da música brasileira.
As atividades culturais em torno do Dia Nacional da Poesia, começa no sábado, 13, com a apresentação da peça teatral “A Força da Boa Preguiça”, que é uma adaptação de livro do escritor paraibano Ariano Suassuna. O espetáculo será encenado por dois grupos: “Ser Tão Teatro” (Paraíba) e “Clowns de Shakespeare” (Rio Grande do Norte). O evento, aberto gratuitamente à população, ocorrerá no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, da Praça São João.
A programação cultural foi organizada por meio do Centro Escolar de Arte e Cultura (Cenec). O diretor-geral do órgão, Gilvan Lopes, disse que recebeu instruções do prefeito Ivan Júnior no sentido de dinamizar a pauta artístico-cultural do município a partir deste ano, valorizando o Dia Nacional da Poesia, na terra dos poetas. “O prefeito quer que o setor de cultura tenha uma participação constante na vida da cidade”, enfatizou Gilvan Lopes.
Jessier Quirino
“Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção”. Esta é a mini autobiografia do poeta Jessier Quirino, que nasceu em 1954, na cidade de Campina Grande, Paraíba, mas que se considera filho adotivo de Itabaiana, também na Paraíba, onde reside desde 1983. Jessier estudou em Campina Grande no Instituto Domingos Sávio e Colégio Pio XI. Fez o curso científico em Recife e faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, concluindo o curso em 1982. E, apesar da agenda artística literária sempre requisitada, ainda atua na arquitetura, tendo obras espalhadas por todo o Nordeste, principalmente na área de concessionárias de automóveis.
Obra
O poeta é autor dos livros: “Paisagem de Interior” (poesia), “Agruras da Lata D’Água” (poesia), “O Chapéu Mau e o Lobinho Vermelho” (infantil), “Prosa Morena” (poesia e um pires de CD), “Política de Pé de Muro - O Comitê do Povão” (legendas e imagens gargalhativas sobre folclore político popular), CDs: “Paisagem de Interior I e Paisagem de Interior II”, o livro: “Bandeira Nordestina” (poesia e pires de CD), “A Folha de Boldo, Notícias de Cachaceiros - em parceria com Joselito Nunes – todos editados pelas Edições Bagaço do Recife - além de causos, músicas e cordéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário