Caern lança manual de procedimentos para Lei de Hermano Morais
Cada proprietário fica responsável por sua conta de água e é mais fácil identificar vazamentos sem que todos paguem a conta por um problema isolado
A Lei 0238/2006 do vereador Hermano Morais (PMDB), que obriga a medição individual de água por unidade autônoma de edifícios e condomínios, conta agora com um 'Manual de Procedimentos', disponibilizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por meio do site http://www.caern.com.br/ . De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, o documento é importante para construtoras, síndicos e moradores de condomínios que poderão tirar dúvidas sobre como ocorre a hidrometrização dos condomínios.
Nesta segunda-feira, 12, a Caern divulgou nota sobre o assunto, ressaltando que a medição individualizada significa instalar hidrômetros em cada um dos apartamentos ou unidades residenciais dos condomínios. Ela é importante porque cada proprietário fica responsável por sua conta de água e é mais fácil identificar vazamentos sem que todos paguem a conta por um problema isolado. A instalação destes equipamentos permite uma economia de água nos condomínios de 25% em média, isso porque é mais fácil detectar os vazamentos e fazer a cobrança justa. Em Natal, por exemplo, existem cerca de 90 condomínios com medição individualizada.
O documento foi considerado pelos técnicos da Caern como "completo". Eles julgam que ele trará auxílio também para os engenheiros responsáveis por projetos de engenharia para condomínios verticais e horizontais que tenham medição individualizada. Além disto, as informações também são importantes para os síndicos ou responsáveis por condomínios que adotam ou vão adotar a medição individualizada. Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó são algumas das cidades que já possuem o sistema. (LS).
Com ascom Caern
Foto: site http://www.hermanomorais.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário