Com o tema “Nos dons do Espírito Santo, a igreja se renova”, mais de mil fiéis comemoraram ontem, 23, o Dia de Pentecostes no Ginásio Poliesportivo Estrela do Mar. O evento teve apoio da Prefeitura de Extremoz e ocorreu das 8h às 17h, com missa de encerramento dirigida pelo padre João Pedro, pároco da cidade.
O evento foi coordenado pela paróquia São Miguel e pastorais do município. Durante a programação várias bandas católicas se apresentaram, dentre elas, a banda Novo Pentecostes de Pitanguí. Foi um dia de louvor, adoração e invocação do Espírito Santo.
Segundo o articulador paroquial do município, Valdenor Silva de Lima, a data é muito importante na liturgia da igreja católica. “Comemoramos a vinda do Espírito Santo” ressaltou. O evento contou com barracas de comidas e artigos religiosos, além de ter marcado a reabertura do Ginásio Poliesportivo do Município. Esteve presente o prefeito da cidade, Klauss Rêgo, acompanhado da 1ª dama e demais secretários municipais.
Pentecostes
A data é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascenção. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinqüenta dias depois do Êxodo.
Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do qüinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
Com informações de Gilmara Costa
Fotos Canindé Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário