terça-feira, 5 de outubro de 2010

Extremoz promove Oficina de Integração entre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Estratégias da Família



A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 05, no Centro de Eventos Marista, a 1ª Oficina de Integração do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com as Equipes de Estratégias da Família (ESF). Cerca de 100 profissionais da saúde participaram da oficina, entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem.
.
A Oficina teve como principal objetivo apresentar para os profissionais da saúde as atribuições do núcleo, recém implantado e apresentação da equipe que o compõe. O núcleo é coordenado pela secretária-adjunta de Saúde, Lana Cláudia de Lucena, e é composto por dois profissionais de fisioterapia, educadora física, nutricionista, psicóloga e assistente social, que atuam em ações integradas com o Centro de Reabilitação de Extremoz (CRE) e com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
.
A Oficina definiu também o planejamento das ações do NASF nas unidades de saúde, montagem de um cronograma único para atendimento e o calendário oficial de atuação do NASF nos distritos. Na oportunidade, também foi apresentado o Programa Federal Saúde na Escola, uma vez que o município de Extremoz foi contemplado e já iniciou as atividades.
.
Integração
.
Para a secretária de Saúde, Walmira Guedes, a proposta de se promover essa oficina foi promover a integração do núcleo com as equipes de saúde e detalhar quais as suas atribuições. “O NASF é uma iniciativa do Governo Federal que em Extremoz já está atuando há quase quatro meses, uma vez que a nossa gestão está acreditando nessa nova proposta de unir esses profissionais as equipes de saúde da família, por isso a importância de se realizar esse primeiro momento com os nossos profissionais”, disse a secretária.
.
Também participaram do evento o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, a secretária de Educação e Cultura, Rosileide Brito e o presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Cordeiro Lopes.
.
O NASF é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do programa Saúde da Família. Desta forma, o NASF não se constitui como porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.
.
Em Extremoz o NASF está vinculado a oito Unidades de Saúde da Família, distribuídas na Zona Rural e urbana, sendo elas no Centro, Estivas, Vila de Fátima, Genipabu e Pitangui.
.
Com Reportagem de Gilmara Costa
Fotos: Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia+