quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Revitalização do algodão



Representantes da Prefeitura do Assú se reúnem com empresários do setor têxtil na Fiern

Representado pelos secretários Francisco de Assis Souto (Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) e Paulo César de Brito (Desenvolvimento Rural), o município do Assú participa nesta quinta-feira, 20, de um novo encontro para tratar do projeto de revitalização da cultura algodoeira na região, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), às 15h.
De acordo com informação do secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente a reunião é desdobramento de um encontro ocorrido no dia 04, quando houve a apresentação da experiência a vários empresários do setor têxtil, também na Fiern. Francisco Couto disse que o projeto foi bem recebido pelo empresariado que acenou favoravelmente à idéia de comprar integralmente a futura produção de algodão do município do Assú.
O encontro foi articulado pela coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão e objetivou discutir com dirigentes da indústria têxtil norte-rio-grandense perspectiva de mercado.
O secretário Paulo Brito lembrou que, no compromisso do dia 04, executivos de grandes grupos têxteis instalados no Estado, dentre os quais Coteminas e Vicunha, sinalizaram positivamente à aquisição da produção algodoeira. Na agenda desta quinta-feira haverá a apresentação da planilha orçamentária para execução do projeto e debate em torno de contrato de compra da produção, envolvendo empresários e a cooperativa que representará os proprietários rurais que abraçaram a idéia do projeto de revitalização.
A expectativa é que o projeto de revitalização do algodão – que será executado em região de sequeiro do município – possa apresentar uma produção de 350 quilos do produto por hectares, numa área cultivada de 350 hectares. Otimista, o prefeito Ivan Júnior disse que sua administração aposta no êxito da empreitada. O chefe do Executivo recordou que, no passado, o algodão foi um importante mecanismo indutor da economia local e regional além de gerar emprego e ocupação e é possível que essa realidade volte a acontecer. O projeto possui como lastro financeiro uma dotação de R$ 200 mil, proveniente de emenda parlamentar sugerida pelo deputado federal Fábio Faria.



Fotos – Francisco Couto (David Eudes) /Algodão (reprodução)

AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia+