sexta-feira, 1 de abril de 2011

Técnicos do Banco do Nordeste conhecem projeto de revitalização da cultura do algodão em Assú


Dois dos coordenadores do projeto de revitalização da cultura do algodão em Assú, Reci de Oliveira, representando a Prefeitura do Assú e Evilásio Dantas de Farias, da Emater, conversaram sobre o andamento do projeto, nesta quinta-feira, 31, com os técnicos do Banco do Nordeste, Acúrcio de Farias, Luciano Rabelo, Jackson Dantas e George Freitas.


Os técnicos do BNB fazem parte do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene/BNB). Eles estão fazendo um levantamento regional sobre a cultura do algodão, identificando as áreas plantadas, o comércio, áreas aptas a serem plantadas, projetos de revitalização da cultura, enfim, fazendo uma radiografia sócio-econômica da cultura na região.


“Eles ficaram sabendo de nosso projeto de revitalização e vieram ver o andamento do mesmo e saber dos detalhes”, disse Reci de Oliveira.


Planejamento Existe uma preocupação institucional do Banco do Nordeste com a revitalização sustentável da cultura do algodão. Os técnicos da instituição bancária disseram que pretendem fazer um apanhado global de modo que o banco possa planejar suas ações voltadas ao desenvolvimento dessa cultura.


O BNB possui recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) que podem ser empregado em novos projetos de revitalização, em diferentes regiões, assim como fomentar diretamente o agricultor com outras linhas de crédito.


“Os técnicos destacaram a importância de um projeto como o nosso de ter vários parceiros, cada um atuando em um campo diferente, mas que no final se complementam”, informou Reci de Oliveira. “Entre as instituições a Coaperval mereceu destaque, pela importância na hora de dar um valor agregado à produção, separando a pluma e a semente, assim como para agrupar a produção dos pequenos produtores e ter um melhor poder de barganha na hora da comercialização”, completou. Apoio Reci de Oliveira, que também é secretário Adjunto do Meio Ambiente, ressaltou a participação da Prefeitura do Assú no projeto de revitalização, lembrando que desde o início da administração do prefeito Ivan Júnior ele tem atuado muito no campo do desenvolvimento econômico com a intenção de gerar economias sustentáveis e a geração de emprego e renda. (LS).



ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia+