terça-feira, 5 de julho de 2011
Assú
Ivan Júnior e Betânia Ramalho vistoriam o CAIC do município
A estrutura educacional está interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
Nesta sexta-feira, 01, o prefeito de Assú, Ivan Júnior, acompanhou a secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho em visita ao Centro de Atenção Integrada a Criança (CAIC), instalado no bairro Vertentes.
Construído dentro da perspectiva do Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, uma iniciativa do Governo Federal e executado durante o breve governo de Fernando Collor de Mello, o CAIC de Assú teve a administração repassada ao Governo do Estado logo depois de sua inauguração.
Como o governo não recebeu recursos destinados a manutenção e custeio da enorme estrutura contemplada pela concepção inicial do modelo escolar, sonhado e idealizado pelo educador Darcy Ribeiro, durante aproximadamente 18 anos a fabulosa e complexa estrutura educacional não recebeu investimentos necessários ao seu completo funcionamento, culminando com a interdição por parte do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, em função do péssimo estado de conservação, especialmente com relação às instalações elétricas.
Segurança
Outro problema verificado pela equipe da Secretaria de Educação do Estado foi com relação à segurança pública que - devido ao estado de abandono -, pois o que resta da estrutura do CAIC vem servindo para traficantes a utilizarem como ponto de vendas de drogas, o que impede o acesso dos profissionais de ensino e de parte do alunado no decorrer dos três turnos.
De acordo com a secretária Betânia Ramalho, são necessárias medidas emergenciais. Uma espécie de plano “B”, que permita restabelecer o retorno dos alunos e a segurança integral deles, dos professores e corpo de apoio.
“O que temos aqui representa uma causa que pertence a todos. Governo e sociedade. O CAIC pertence à sociedade açuense e é chegada a hora de todos participarem do processo de recuperação, colaborando para que essa estrutura cumpra com seu verdadeiro papel de formação de futuros cidadãos e cidadãs”, ratificou a secretária.
Parcerias
O prefeito Ivan Júnior disse que uma das vertentes viáveis é a construção de parcerias envolvendo o Governo do Estado a prefeitura e a sociedade, integrando ações técnicas e humanas voltadas para valorização dos atores (educadores/alunos/comunidade), conscientizando-os dos benefícios proporcionados à continuidade pelo complexo.
“Se durante todo esse tempo, 18 anos, os governantes anteriores nada fizeram para manter o pleno funcionamento do CAIC, que é a mais completa estrutura de ensino básico em nosso município e deixaram chegar ao ponto de ser necessária a interdição, é chegada a hora de darmos as mãos e juntos, governo, prefeitura e sociedade, para sua completa recuperação. Estamos prontos para participar dessa importante empreitada”, concluiu o prefeito Ivan Júnior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário