terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ivan Júnior


Prefeito do Assú participa de reunião da Comissão de Defesa Civil do Senado

Durante os debates ele sugeriu a realização de obras preventivas visando minimizar causas e efeitos catastróficos previsíveis

Atendendo ao convite da Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado, presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), o prefeito de Assú, Ivan Júnior, participou na manhã desta segunda-feira (08), em Recife, da reunião que discutiu a reestruturação da Defesa Civil Nacional e os mecanismos de prevenção e enfrentamento de situações emergenciais no país, no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Foram convidados prefeitos e representantes de órgãos de defesa civil estaduais e municipais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.

O grupo foi criado em março deste ano e tem o objetivo de propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil. A região Nordeste, por meio de Pernambuco, foi a última a sediar o encontro do colegiado, que realizou outras audiências nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Obras preventivas

Durante os debates o prefeito Ivan Júnior sugeriu a realização de obras preventivas visando minimizar causas e efeitos catastróficos previsíveis, como os decorrentes de enchentes, desabamentos de encostas e outros do gênero. Ele defendeu, também, medidas urgentes no sentido de elaborar e executar projeto de desassoreamento e contenção de inundações do rio Piranha/Açu, fator preponderante para continuidade da fruticultura e carcinicultura do Vale do Açu.

O senador Jorge Viana disse que o Brasil precisa mudar sua cultura com relação à defesa civil e cuidar da prevenção dos sinistros. Ele afirmou que na hora de lidar com o desastre natural a defesa civil ganha importância no País, mas em seguida perde, e isso precisa ser invertido.

De acordo com as informações colhidas pela comissão, algumas necessidades já foram apontadas. Entre elas, que é preciso elaborar um estudo abrangente sobre a vulnerabilidade da população a desastres naturais em todo o País.

Monitoramento

Além disso, implantar um centro nacional e unidades regionais de monitoramento e alerta climático e de gerenciamento e logística em situações de desastre. Adotar medidas para criar uma cultura de prevenção, o que inclui o tratamento do tema nos currículos escolares e de formação, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana disse que é preciso ouvir mais o Corpo de Bombeiros, porque os profissionais do setor sabem onde estão os maiores gargalos. O secretário também alertou para a necessidade de reformas na legislação que facilitem a liberação de recursos para o segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia+