quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bons números marcaram o II Torneio Leiteiro de Arenã

Foi promovido com sucesso no último final de semana (16 a 18), o II Torneio Leiteiro de Arenã, em São José do Mipibu. O evento, que movimentou toda a cidade, foi desenvolvido pela Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral Agreste Potiguar (Aclap).

No torneio, de acordo com o presidente da entidade, Luiz Carlos Correia Dantas, foram disponibilizados 67 animais para exposição e também foi criado um Shopping da Cabra, que comercializou 36 cabras durante os dias de evento. “Bons números que nos alegraram muito. Teve uma cabra que foi vendida por 700 reais para um criador da região. Com isso, a nossa responsabilidade para o próximo ano será redobrada”, ressaltou Dantas.

Esse compromisso com as boas vendas e a qualidade dos animais expostos pode ser conferido no número total das vendas do shopping e nas raças expostas. “Batemos na casa dos quatro mil reais em vendas e com animais das raças Saanen, Alpina americana, Togg, Anglo e Pardo alpina (mestiça/pura)”, confirmou Dantas.

Premiação e reconhecimento nacional 

No torneio, 23 associados da Aclap participaram da disputa pelos prêmios oferecidos. Desse universo, 10 foram contemplados nas três categorias máximas. “Os outros 13 associados receberam um troféu e um saco de insumos para os seus animais. No total foram pagos 6.250 reais em premiações”, resumiu o presidente da Aclap, Luiz Carlos Dantas.

O II Torneio Leiteiro de Arenã também foi destaque na imprensa nacional, a revista O Berro, publicação voltada para o segmento agropecuário, classificou o torneio como o maior em número de cabras expostas em todo o Rio Grande do Norte e o segundo do Brasil em 2011. “Somente perdemos para o torneio de Ipojuca, no Pernambuco, que disponibilizou 102 cabras. Mas acredito, e com isso peço a colaboração de nossos parceiros e futuros parceiros, que no ano que vem bateremos essa marca. Com a determinação de todos os envolvidos chegaremos lá”, afirmou Luiz Carlos Dantas.

O torneio também abriu as suas porteiras para o artesanato feito na região. E nesse segmento os números foram generosos. “Os artesãos que comercializaram os seus produtos, como quadros e esculturas, tiveram bons lucros nos três dias de evento. Mais de seis mil reais foi movimentado pelos comerciantes que armaram os seus expositores em nosso torneio. Uma prova que não é somente de animais e produtos agrícolas que vive uma feira”, explicou Dantas. 

José Álvares Vieira, presidente de uma das instituições agropecuárias parceiras do torneio, o Sistema Faern/Senar, lembrou da organização da feira e do agendamento para o próximo ano. “Luiz Carlos é um grande incentivador da criação de cabras e um obstinado quando o assunto é o Torneio Leiteiro de Arenã. Afinal ele sabe a importância dessa atividade para a região Agreste e para todo o RN. Para tanto, ele já me passou as datas para o próximo ano. Será nos dias 14,15 e 16 de setembro”, finalizou Vieira.  

--
 
ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia+